Postagens

Mostrando postagens de julho, 2021

Dia da mulher negra

Imagem
Hoje, 25 de julho comemoramos o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e o dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. Tereza de Benguela foi líder do Quilombo de Quaritere e viveu no século XVIII. Depois da morte do companheiro José Piolho, Tereza se tornou a rainha do Quilombo e através de sua liderança resistiram à escravidão por duas décadas. A data é um marco  na luta contra o racismo e uma oportunidade para trazer esse tem oportunidados dados sobre violência e desigualdade demonstram a realidade que atinge massivamente a população negra, principalmente as mulheres, incluída as transsexuais.

Bairro de Pirajá

Imagem

Ch (palavra para leitura)

Imagem

Poesia- O ano têm doze meses

Imagem

Continhas de Adição

Imagem

Continhas de subtração

Imagem

LH- ditado de palavras

Imagem

NH- Ficha de leitura com palavras nh para Ditado

Imagem
 

A Perfeição da Criação

Imagem
 "É  perfeição  demais para ser fruto do acaso ou de uma simples explosão!”. Por detrás de tudo isso existe um Deus. Infelizmente muitas pessoas não param para contemplar a maravilhosa  criação  de Deus e muito menos o glorificam por ela.

Comidads Típicas de São João

Imagem
 As comidas acima fazem parte do cardápio de São João. Festa comemorada em homenagem a João Batista (aquele que anuncio a vinda do Messias), 24 de julho dia do seu nascimento.

Os peraltas

Imagem
 

02 de Julho

Imagem
Homenagens as mulheres que fizeram e fazem a diferença.

A INDEPENDÊNCIA DA BAHIA EM BAIANÊS

(Texto de Louti Bahia da @amoahistoriadesalvador publicado em 30/06/2020) Oxe! Colé de mermo? Você fila aula e eu tenho que contar tudo de novo? Mas é niuma. Se ligue que você não sabe da terça-metade. Tá ligado que a Família Real partiu a mil de Portugal pra cá em 1808? Vazou com medo de Napoleão e quando chegou, deu uma de porreta e chamou a gente de Reino Unido. Ficou todo mundo de boa e a gente comeu essa pilha. Tempo vai, tempo vem, rolou a crocodilagem: D. João VI e a Família Real partiram a mil de volta pra Portugal e ainda queriam que o Brasil voltasse a ser colônia. Aoooooooonde! Quem anda pra trás é caranguejo, mô pai. O povo se retô, pegô ar e o pau comeu. Aí, D. Pedro I deu o zig na família e disse assim pra Portugal: “Quem vai é o coelho. Diga ao povo que fico!” Pô, véio, D. Pedro brocô. Mas aí, o bicho pegô. Portugal ficou virado no estopô e a gente recebeu a galinha pulano: as tropas de Madeira de Melo armaram uma bocada nas ruas de Salvador e foi aquela muvuca. Nosso po...